A Escada Educacional do Design Thinking no Brasil: revisão sistemática nos Anais do P&D

Marina Arakaki, Ana Cláudia de Abreu, Mariano Lopes de Andrade Neto

Abstract


O termo design thinking tem sido discutido e estudado desde 1992 como uma metodologia para resolução de problemas, passando por diferentes formas de abordagem e procedimentos ao longo dos anos. Esses processos foram sistematizados na escada dinamarquesa do design, desenvolvida pelo Danish Design Centre, em 2001. Inspirado nesse modelo, foi desenvolvido em 2017, a Escada Educacional do Design, que ilustra os estágios pedagógicos no desenvolvimento do design thinking. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar os níveis de aplicação do design thinking, de acordo com a Escada Educacional do Design, nos Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D), buscando configurar sua representatividade no mesmo. Como resultado, obteve-se a visualização dos níveis trabalhados da Escada Educacional do Design nesses anais, além de um panorama da disciplina no congresso e a identificação de lacunas para novas pesquisas serem realizadas.

 


Keywords


design thinking, escada educacional do design, P&D Brasil



DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v27i3.774

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Marina Arakaki, Ana Cláudia de Abreu, Mariano Lopes de Andrade Neto

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.