Modelo SEED - Sustentabilidade no Ensino e Educação em Design

Natália Debeluck Plentz, Rita Assoreira Almendra

Abstract


A sustentabilidade tem se mostrado fundamental para garantir o futuro da humanidade e do planeta, já se falando da sua relação com o design há algum tempo. No entanto, o ensino do design para a sustentabilidade ainda apresenta lacunas e possibilidades de melhoria. Assim, esta pesquisa buscou avaliar a inserção da sustentabilidade no ensino do design no Brasil e em Portugal, com o intuito de propor um modelo que auxilie nessa inserção. O estudo iniciou-se com um levantamento dos cursos de design nos países estudados. Foram feitas também entrevistas com especialistas e um estudo piloto em uma universidade portuguesa. Posteriormente, foram realizados estudos de caso em quatro universidades dos dois países, que incluíram entrevistas com professores e coordenadores e questionários com alunos e ex-alunos. Com os estudos, verificouse alguns pontos que podem ser melhorados, desenvolvendo-se um modelo de inserção da sustentabilidade no ensino do design, que conta com algumas diretrizes, além de conteúdos e competências que devem ser trabalhados.

Keywords


Ensino do design, Design sustentável, Sustentabilidade

References


AGIRREAZKUENAGA, Leire. Embedding Sustainable Development Goals in Education. Teachers’ Perspective about Education for Sustainability in the Basque Autonomous Community. Sustainability, [s. l.], v. 11, n. 5, 2019.

BUCHANAN, Richard. Branzi’s Dilemma: Design in Contemporary Culture. In: BUCHANAN, Richard; DOORDAN, Dennis; MARGOLIN, Victor (ed.).The Designed World: Images, Objects, Environments. Oxford: Berg Publishers, 2010. p. 13-27.

CESCHIN, Fabrizio; GAZIULUSOY, İdil. Design for Sustainability: AMulti-level Framework from Products to Socio-technical Systems. London: Routledge, 2020.

CHEN, Shih-Yeh; LIU, Shiang-Yao. Developing Students’ Action Competence for a Sustainable Future: A Review of Educational Research. Sustainability, [s. l.], v. 12, n. 4, 2020.

FIORENTINO, Carlos. Teaching Design for Sustainability in 2011: First Results from a Prospective Curriculum. In: THE TAO OF SUSTAINABILITY, an International Conference on Sustainable Design Strategies in a Globalization Context, 2011, Beijing. Proceedings [...]. Beijing: Tsinghua University, 2011.

FUAD-LUKE, Alastair. Re-defining the Purpose of (Sustainable) Design: Enter the Design Enablers, Catalysts in Co-design. In:CHAPMAN, Jonathan; GANT, Nick (ed.).Designers, Visionaries and Other Stories: A Collection of Sustainable Design Essays. London: Earthscan, 2007. p. 18-55.

IRWIN, Terry; TONKINWISE, Cameron; KOSSOFF, Gideon. Transition Design: The Importance of Everyday Life and Lifestyles as a Leverage Point for Sustainability Transitions. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación [Ensayos], Buenos Aires, n. 105, p. 73-106, 2020a.

IRWIN, Terry; TONKINWISE, Cameron; KOSSOFF, Gideon. Transition Design: An Educational Framework for Advancing the Study and Design of Sustainable Transitions. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación [Ensayos], Buenos Aires, n. 105, p. 31-72, 2020b.

LASKY, Julie. Design and Social Impact: A Cross-Sectorial Agenda for Design Education, Research and Practice. New York: Smithsonian Institution, 2013.

LEPRE, Priscilla Ramalho; SANTOS, Aguinaldo. Implicações da sustentabilidade no escopo de atuação do design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, 2008.

MANZINI, Ezio. The Scenario of a Multi-local Society: Creative Communities, Active Networks and Enabling Solutions. In: CHAPMAN, Jonathan; GANT, Nick (ed.). Designers, Visionaries and Other Stories: A Collection of Sustainable Design Essays. London: Earthscan, 2007. p. 76-93.

MANZINI, Ezio. New design knowledge. Design Studies, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 4-12, 2009.

MANZINI, Ezio. Small, local, open and connected: design research topics in the age of networks and sustainability.In: CESCHIN, Fabrizio; VEZZOLI, Carlo; ZHANG, Jun (ed.). Sustainability in Design: Now! Challanges and Opportunities for Design Research, Education and Practice in the XXI Century, Volume I. [S. l.]: LeNS, 2010. p. 14-18.

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis:os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2002.

PARK, Hye Yeon; LICON, Carlos V.; SLEIPNESS, Ole Russell. Teaching Sustainability in Planning and Design Education: A Systematic Review of Pedagogical Approaches. Sustainability, [s. l.], v. 14, n. 15, 2022.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em Ciências Sociais. 4. ed. Lisboa: Editora Gradiva, 2005.

RAMS, Dieter. Preface. In: SPITZ, René. Designing Design Education: White Book on the Future of Design Education. Hanover: If Design Foundation, 2021. p. 13-15.

SPITZ, René. Designing Design Education: White Book on the Future of Design Education. Hanover: If Design Foundation, 2021.

THACKARA, John. In the Bubble:Designing in a Complex World. Cambridge: MIT Press, 2006.

WALKER, Stuart; DORSA, Ed. Making Design work: Sustainability, Product Design and Social Equity. The Journal of Sustainable Product Design, [s. l.], v. 1, n. p. 41-48, 2001.

WEVER, Renee; VOGTLÄNDER, Joost. Design for the Value of Sustainability. In:VAN DEN HOVEN, Jeroen;VERMAAS, Pieter E.; VAN DE POEL, Ibo (ed.).Handbook of Ethics, Values, and Technological Design: Sources, Theories, Values and Application Domains. Dordrecht: Springer, 2014. p. 513-549.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i1.1578

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2023 Natália Debeluck Plentz, Rita Assoreira Almendra

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.