Modificabilidade: qualidade que emerge da negociação do espaço de possibilidades no design de jogos digitais

Matheus Corrêa de Souza, Tiago Barros Pontes e Silva, Frederick M. C. van Amstel

Abstract


Este artigo tem como objetivo definir a modificabilidade, a qualidade de projeto que emerge da negociação do espaço de possibilidades entre game designers, jogadores e modders. Para chegar a esse objetivo, a Teoria Histórico-Cultural da Atividade foi adotada como lente teórica e metodológica. A aplicação da metodologia se deu por meio da análise histórica das atividades lúdica, de game design e de modding, identificando a evolução das interações entre essas atividades ao longo da história. Por meio dessa análise, observou-se o caráter de objeto fugidio das possibilidades do espaço lúdico e definiu-se a modificabilidade como um conjunto de decisões tomadas pelos game designers no intuito de exercer controle sobre o seu potencial de modificação, seja para ampliá-lo ou restringi-lo, por meio da influência sobre as ferramentas, comunidade, regras e objeto da atividade lúdica e do modding. Assim, essa dimensão se torna também relevante para outros campos do design no projeto de artefatos interativos. Complementarmente, uma escala qualitativa de modificabilidade foi apresentada como instrumento de análise.


Keywords


design de jogos, modificabilidade, Teoria da Atividade

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i3.1526

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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