Celebrando 30 Anos de Estudos em Design

Cristina Portugal

Resumo


Prezados leitores,

 

É com grande entusiasmo que celebramos três décadas de dedicação e contribuição à comunidade acadêmica e profissional por meio da revista "Estudos em Design". Desde sua fundação, em 1993, esta publicação tem sido uma referência inestimável para o campo do design, proporcionando um espaço vital para a disseminação de pesquisas inovadoras, reflexões críticas e perspectivas vanguardistas.

Ao longo desses anos, testemunhamos e participamos ativamente da evolução dinâmica do design, um campo que se expandiu e diversificou de maneiras surpreendentes. A cada edição, procuramos refletir essa rica diversidade de abordagens, enriquecendo a nossa compreensão sobre o papel e a influência do design em nossa sociedade.

No entanto, não podemos deixar de reconhecer os desafios enfrentados pelo nosso campo. À medida que o mundo se transforma rapidamente, somos confrontados com novas e complexas questões. A globalização, a sustentabilidade, a emergência da inteligência artificial e a diversidade cultural são apenas alguns dos temas que moldam e desafiam a prática e a teoria do design contemporâneo.

A globalização, por exemplo, impõe a necessidade de uma compreensão mais profunda das interações culturais e das implicações éticas do design em um contexto global. A sustentabilidade exige que reconsideremos e repensemos a produção e o consumo de objetos e ambientes, promovendo práticas que respeitem os limites do nosso planeta. A rápida evolução da tecnologia, como a inteligência artificial, demanda que estejamos constantemente atualizados, explorando novas formas de interação, experiência do usuário e inovação. A diversidade cultural desafia a noção de design universal, incentivando-nos a criar soluções inclusivas e culturalmente sensíveis

Contudo, é precisamente diante desses desafios que encontramos oportunidades para a inovação e o crescimento. Através do diálogo interdisciplinar, da colaboração e do compartilhamento de conhecimento, podemos explorar domínios ainda não mapeados com confiança e criatividade.

Ao longo das três últimas décadas, a revista "Estudos em Design" consolidou-se como uma referência constante, guiando a comunidade global de acadêmicos e profissionais empenhados em impulsionar o design como uma influência construtiva e transformadora para todos. Juntos, estamos aptos a encarar os desafios tanto do presente quanto do futuro, contribuindo para moldar um mundo funcional e inclusivo.

Apresentamos, nesta edição, uma seleção de artigos que destacam a diversidade e a profundidade do conhecimento em design:

No primeiro artigo, "Plataforma 'Se Toca, Mana!': o processo de Design na investigação das barreiras no exercício do direito à saúde de mulheres LBT", os autores Amanda Lopes Oliveira, Juliane Miranda de Araújo e Helda Oliveira Barros exploram as vivências de mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais no sistema de saúde. Destacam os desafios causados pelo pressuposto heteronormativo nos atendimentos e apresentam a plataforma "Se Toca, Mana!" como solução inovadora para conectar mulheres LBT a profissionais de saúde e ampliar as redes de compartilhamento de conhecimento.

Em "A Disciplina de Design no Ensino Fundamental: Explorando Possibilidades de Inovação na Educação", Liliane de Fátima Grein, Everton Bedin e Caroline Medeiros Marins de Almeida abordam a criação da disciplina de Design para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa destaca a inovação da prática do Design em sala de aula, evidenciada pela abordagem criativa na solução de problemas, alfabetização visual e integração de metodologias que estimulam o desenvolvimento do conhecimento.

No terceiro artigo, "Design para requalificação: um estudo sobre a segunda vida dos objetos em ambiente doméstico", de autoria de Maria Beatriz Ardinghi e Cristiane Aun Bertoldi, investigam as práticas de requalificação de objetos em ambientes domésticos. A pesquisa combina autoetnografia e pesquisa de campo, identificando rituais criativos de reutilização, reconfiguração e ressignificação. Propõem nove diretrizes para a prática do "Design para a Requalificação" (DpR) visando contribuir para o campo do design sob a perspectiva da sustentabilidade.

"Pioneirismo na educação profissional tecnológica em Design Gráfico no Brasil: a criação do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do Cefet-PE e a experiência da primeira turma", os autores Rafael Efrem e Marcos da Costa Braga investigam o pioneirismo do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do Cefet-PE. A pesquisa utiliza a metodologia de História Oral, explorando os desafios enfrentados na criação do curso, tensionamentos entre Bacharelado e educação profissional, e mudanças no campo do design e na identidade profissional.

Em "Tipos e ornamentos da fundição Bauer representados exclusivamente pela Oscar Flues & Cia no Brasil: um estudo exploratório", Isabella Ribeiro Aragão aborda a fundição de tipos alemã Bauer e sua representação no Brasil pela Oscar Flues & Cia no início do século 20. O estudo contribui para o entendimento da comercialização e circulação de tipos no país, destacando tipos significativos da história da tipografia.

O artigo "VisualiCards: jogo de cartas para literacia em visualização de dados", de Renata Perim A. Lopes, Vitória Souto e Doris Kosminsky desenvolvem o jogo de cartas VisualiCards para promover a literacia em visualização de dados. O artigo destaca o processo metodológico que integra design thinking e abordagens construcionistas de aprendizagem, ressaltando a natureza educativa da prática projetual.

"Framework D4UX: Design para eXperiência do Usuário", o artigo de Luciane Maria Fadel explora a relevância da experiência do usuário em projetos de design de interface. Apresenta o framework D4UX, desenvolvido a partir de experiências em sala de aula e fundamentado em teorias sobre experiência do usuário e narrativas. Destaca a aplicação bem-sucedida do framework em projetos de aplicativos com estudantes de graduação, enfatizando a importância das experiências pessoais e do exagero como elementos-chave para a qualidade da interação e da experiência esperada.

O artigo "Game Design Canvas para Auxílio na Concepção de Jogos para Saúde (CaSEJ)", de Emmanuel Gomes Souza, Tadeu Moreira de Classe e Ronney Moreira de Castro, propõe o CaSEJ, um canvas de game design para facilitar a criação de jogos para a saúde por equipes multidisciplinares. Utilizando a metodologia de pesquisa em design science, o estudo demonstra a eficácia e viabilidade do CaSEJ como ferramenta de brainstorming e organização de elementos em jogos para a saúde.

"O processo de design de fontes variáveis: uma proposta de framework", de Maíra Woloszyn, Berenice Santos Gonçalves e Pedro Amado, aborda a transformação no campo do design devido às tecnologias digitais, com foco na prática de projeto e no resultado de produtos, especificamente fontes variáveis. Propõe o framework Variable Fontwork, organizado em cinco fases, que visa proporcionar um processo iterativo, flexível, customizável e não-linear para o design de fontes variáveis, considerando as demandas das mídias digitais.

No décimo artigo, "Parâmetros para a criação de sistemas generativosde identidade visual", Bruna Luz Vieira e Léia Miotto Bruscato investigam sistemas generativos de identidade visual como alternativa aos métodos convencionais no design gráfico. O estudo busca identificar parâmetros por meio de um estudo de casos múltiplos, revelando potencialidades criativas, técnicas e estratégicas. Os resultados categorizam diferentes tipos de programas desenvolvidos, proporcionando orientações valiosas para a aplicação eficaz de métodos generativos na concepção de identidades visuais.

Por fim, o artigo de iniciação científica de Amanda Caetano Pereira Souza e Elizabeth Romani, "Processo participativo para a concepção de brinquedo inclusivo: uma pesquisa de representação gráfica para pessoas cegas" explora a criação de um brinquedo inclusivo para crianças com deficiência visual, focando nas fases exploratória e generativa do projeto. Utilizando uma abordagem qualitativa, o processo incorpora pesquisa-ação, codesign e um framework de análise gráfica.

Agradecemos sinceramente a todos os autores, revisores, editores e leitores que tornaram possível este marco significativo. Que os próximos 30 anos sejam igualmente empolgantes e repletos de realizações notáveis.

 

Com nossos melhores cumprimentos,

 

Cristina Portugal

Editor, Designer, Professora e Pesquisadora.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Cristina Portugal

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.