Pesquisa e Pós-Graduação em Design no Centro-Oeste do Brasil

Virgínia Tiradentes Souto, Itiro Iida

Resumo


Este artigo apresenta um panorama da pesquisa e da pós-graduação stricto sensu em Design no Centro-Oeste do Brasil. Para tanto relata, de forma breve, a história da criação do primeiro, e atualmente único, Programa de Pós-Graduação em Design da Centro-Oeste, o PPG Design UnB, assim como o perfil desse programa. Também apresenta os grupos atuantes em pesquisa em Design do Centro-Oeste, com as suas especializações, bem como os esforços que vem sendo feitos para iniciar novos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu na região. Por fim, são discutidas as perspectivas para o futuro da pesquisa e dos cursos de pós-graduação em design na região.

Palavras-chave


pós-graduação em design, stricto sensu, pesquisa em design, Centro-Oeste

Texto completo:

PDF

Referências


Bayazit, N. Investigating Design: A Review of Forty Years of Design Research. Design Issues. Winter 2004, Vol. 20, No. 1, Pages 16-29.

Bonsiepe, G.. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher. 2011.

Centro Brasil Design. Diagnóstico do Design Brasileiro. CBD, MDIC, APEX, 2014. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1402666459.pdf. Acesso: 5 de setembro de 2014.

Maynardes, A. C., Hudson, F., Iida, I., Dietzsch, R. Muiradesign: marchetaria com madeiras alternativas da Amazônia. Brasília: Universidade de Brasilia, 2013.

Niemeyer, L. Design no Brasil: origens e instalação. 3. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.

Santos, F. A., Souto, V. T., e Garrossini, D. F.. A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil. Aprovado para aparecer na Revista Educação Gráfica. EdUEMG. 2014.

Triska, R., Souza, A. M. G., Kindlein Junior, W. Documento de área: Arquitetura, Urbanismo e Design. Capes. Disponível em: http://capes.gov.br/component/content/article?id=4638: arquitetura-e-urbanismo. Acesso: 5 de setembro de 2014.

Universidade de Brasília. Plano Orientador da Universidade de Brasília. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1962.

Van der Linden, J. C. S. Uma taxonomia para a pesquisa em design. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais do P&D 2010, 2010.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i3.123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Virgínia Tiradentes Souto, Itiro Iida

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.