O design de interiores como prótese de gênero: um estudo sobre ambientes projetados para casais e para crianças

Cláudia Regina Hasegawa Zacar, Marinês Ribeiro dos Santos

Resumo


Neste artigo tomamos como objeto de estudo a CASACOR ParanáÒ, mostra de design, arquitetura e paisagismo que ocorre anualmente em Curitiba desde 1994. Analisamos fotografias e textos de apresentação de seis ambientes, expostos entre 1994 e 2018, projetados para o uso compartilhado por casais e por crianças. Procuramos reforçar que o design constitui, em sua prática, scripts de gênero que implicam em prescrições e proscrições que direcionam os usos dos sistemas projetados. Argumentamos ainda que as materialidades resultantes dos processos de design atuam como próteses que produzem sujeitos marcados pelo gênero. A partir desasas premissas, nossas análises evidenciam que as estratégias de individualização e diferenciação aplicadas a ambientes expostos na mostra são consonantes com uma perspectiva normativa das relações de gênero, articulada a modelos de casa e de família que remontam a ideais burgueses novecentistas.


Palavras-chave


História do Design, Teoria do Design, Design de interiores, Relações de Gênero.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v28i3.1026

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